A ARTISTA

SILMARA MARIA WATARI

Filha de pescadores, Silmara cresceu nas Ilhas de São Francisco do Sul, em contato com a natureza. E por suas mãos, a riquíssima e complexa tradição da cerâmica japonesa encontrou tradução brasileira original e contemporânea.

Aqui em seu ateliê e na Cerâmica Anhumas, a artista desenvolve um intenso trabalho e dedica-se a diferentes técnicas mantendo especial interesse pelo Anagama, técnica que marca profundamente o seu trabalho. Oferece também cursos e residência artística como forma de trocar experiências com outros artistas, mantendo sempre a criatividade em movimento.

1982

Mudou-se o Japão, e teve seu primeiro contato com a arte em cerâmica. Inicia seu aprendizado na escola Ohashi Itabashi em Tóquio.

1985

Frequenta o atelier do ceramista português José Farromba, em Mashiko.

1986

Passa a residir em Mashiko para aprofundar seus conhecimentos com Takeo Sudo, grande mestre da arte Ming¨Yei.

1988

Torna-se discípula do grande mestre Shinsaku Hamada, filho de Shoji Hamada (tesouro nacional do Japão), para aprimorar técnica no torno manual “kerokuro”.

1991

Aprimora sua técnica de queima em Anagama com o mestre Mitio Furutani. Esse período foi documentado no livro "Técnica para a Construção de Anagama” de Mitio.

1993

Retorna ao Brasil, mas mantém ativo seu ateliê em Mashiko. Passa a ministrar aulas no Instituto de Arte da Unicamp como professora convidada.

1998

Funda a Cerâmica Anhumas e passa a se dedicar à produção comercial, às aulas de cerâmica e produção artística em seu ateliê aqui no Brasil.

2005

Participa da “IX Exposição Arte em Craft Brasil-Japão" e recebe o “Prêmio Yu Cerâmica e Arte em Craft”, São Paulo/ SP.

2007

Inaugura junto a seu ateliê uma galeria de arte, onde ficam expostas suas peças e são realizados eventos e exposições com trabalhos de artistas convidados.

2017

Inaugura o programa de residência artística com a visita do artista nova iorquino Matthew Lutz-Kinoy.

2019

Recebe em sua residência os artistas plásticos e ilustradores Daniel Moraes e Genisson Cardozo.

2020

Realiza o Intercâmbio Artístico Cultural Japão-Brasil 2020 em parceria com a Associação de Intercâmbio Internacional dos Artistas de Cerâmica de Mashiko e o Instituto de Artes da Unicamp. Participa da exposição "Cerâmicas de Mashiko" na Japan House São Paulo.

* prazo de entrega estimado: de 3 a 12 dias úteis

Cerâmica e Arte Anhumas Ltda 

CNPJ  00.983.177/0001-4

(19) 3287-5901   |    (19) 98970-4646

Estrada da Rhodia, na altura do Km 16 - Barão Geraldo. Campinas - SP

©2020 por Cerâmica Anhumas