SILMARA MARIA WATARI
Filha de pescadores, Silmara cresceu nas Ilhas de São Francisco do Sul, em contato com a natureza. E por suas mãos, a riquíssima e complexa tradição da cerâmica japonesa encontrou tradução brasileira original e contemporânea.
Em 1993, após mais de 10 anos no Japão, retorna ao Brasil e funda a Cerâmica Anhumas, iniciando uma produção comercial, a princípio focada no segmento de restaurantes de culinária japonesa, mas que hoje atende uma ampla carteira de clientes que se beneficiam tanto das linhas mais tradicionais, como do desenvolvimento de projetos personalizados.
Mais recentemente, passou a desenvolver também linhas voltadas para clientes que querem levar a arte em cerâmica para dentro de casa e para a vida cotidiana, com peças utilitárias e de decoração.
Silmara segue desenvolvendo um intenso trabalho artístico, mantendo especial interesse pelo Anagama, técnica que marca profundamente o seu trabalho. Oferece também cursos e residências artísticas como forma de trocar experiências com outros artistas, mantendo sempre a criatividade em movimento.

1982
Mudou-se para o Japão, e teve seu primeiro contato com a arte em cerâmica. Inicia seus estudos em cerâmica em Tóquio.
1985
Frequenta o atelier do ceramista português José Farromba, em Mashiko.
1986
Passa a residir em Mashiko para aprofundar seus conhecimentos com Takeo Sudo, grande mestre da arte Ming¨Yei.
1988
Torna-se discípula do grande mestre Shinsaku Hamada, filho de Shoji Hamada (tesouro nacional do Japão), para aprimorar técnica no torno manual “kerokuro”.
1991
Aprimora sua técnica de queima em Anagama com o mestre Mitio Furutani. Esse período foi documentado no livro "Técnica para a Construção de Anagama” de Mitio.
1993
Retorna ao Brasil, mas mantém ativo seu ateliê em Mashiko. Passa a ministrar aulas no Instituto de Arte da Unicamp como professora convidada.
1998
Funda a Cerâmica Anhumas e passa a se dedicar à produção comercial, às aulas de cerâmica e produção artística em seu ateliê aqui no Brasil.
2005
Participa da “IX Exposição Arte em Craft Brasil-Japão" e recebe o “Prêmio Yu Cerâmica e Arte em Craft”, São Paulo/ SP.
2007
Inaugura junto a seu ateliê uma galeria de arte, onde ficam expostas suas peças e são realizados eventos e exposições com trabalhos de artistas convidados.
2017
Inaugura o programa de residência artística com a visita do artista nova iorquino Matthew Lutz-Kinoy.
2019
Recebe em sua residência os artistas plásticos e ilustradores Daniel Moraes e Genisson Cardozo.
2020
Realiza o Intercâmbio Artístico Cultural Japão-Brasil 2020 em parceria com a Associação de Intercâmbio Internacional dos Artistas de Cerâmica de Mashiko e o Instituto de Artes da Unicamp. Participa da exposição "Cerâmicas de Mashiko" na Japan House São Paulo.
![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() |